Creme de abóbora com feijão e soja crocante

Friozinho deu as caras aqui no sul de Minas e eu já tô preparando os “cremes”. Adoro essa opção para o jantar, pois não gosto de comer coisas muito pesadas à noite. Acho que os cremes são leves e saciam, além de serem super saborosos.

A receita de hoje é o creme de abóbora cabotiá com feijão carioca. Por cima fiz uma soja crocante que dá uma textura deliciosa. O preparo é super simples. Vem ver:

Para o creme:

Duas conchas de feijão carioca recém cozido + 2 conchas do caldo do feijão. Eu deixo meu feijão demolhado por cerca de 12hs, porque isso ajuda a eliminar os gases e a facilitar o cozimento. Coloco na panela de pressão, cubro com água – aproximadamente 2 dedos acima da quantidade de feijão – e acrescento folhas de louro, colorau e sal. Deixo pegar pressão, conto 3 minutos e deixo a pressão sair naturalmente. Depois refogo cerca de 3 dentes de alho no óleo de girassol, acrescendo uma concha do feijão, volto esse preparado para a panela de pressão e deixo no fogo, sem tampa, pra encorpar);

4 colheres de sopa de abóbora cabotiá cozida (cozinho ela no vapor com casca e tudo)

É só bater os dois ingredientes no liquidificador até ficar numa textura cremosa e acertar o sal (não usei outros temperos por já ter temperado o feijão). Você pode deixar mais ou menos líquido acrescentando um pouco de água. Eu gosto do ponto beeeem cremoso.

Para a soja crocante:

Refogue 1 xícara de proteína de soja texturizada crua no azeite ou óleo de girassol (cerca de 2 ou 3 colheres de sopa) e acrescente uma colher de sopa rasa de fumaça em pó ou páprica defumada. A fumaça em pó fica mais saborosa e geralmente já vem salgada, então cuidado na hora de acertar o sal. Esse processo de refogar dura cerca de três minutos, aproximadamente, até que você perceba que ela ficou crocante. (Se quiser pode trocar a soja por sementes de abóbora ou girassol, usando um pouco menos de óleo e/ou azeite para tostá-las)

Pra acompanhar o creme, limão espremido, molho de pimenta e cheiro verde. Não tem como ficar ruim.

Essa quantidade de ingredientes rendeu uma cumbuca. Se for fazer pra mais pessoas, pode ir aumentando proporcionalmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s