Por aqui…

91918223_208545023926116_3076838300825157632_n

Ter um pedacinho de terra pra colocar os pés (e as mãos) nesse momento de isolamento social tem sido um alento. A gente perdeu muito da nossa conexão com a natureza e eu, por muito tempo, também me vi separada dela. Às vezes quando saia pra pedalar com meu amigo Elder nas estradas rurais aqui da cidade, a gente parava lá no meio do nada e comentava sobre como ali não existiam problemas. Por mais que a gente quisesse pensar neles, aqueles estímulos de sons, cores e formas que recebíamos ali, nos impediam. Nessas andanças e pedaladas na natureza percebi o quanto ela tem a nos ensinar se nos permitirmos nos conectar com ela.

Tenho sentido muita falta de poder andar por aí, de correr, ver o nascer do sol com a cabeça tranquila… Tem sido um exercício e tanto essa adaptação: atividades físicas agora são feitas em casa (sorte que tem muita gente ajudando com dicas nesse momento), sem passeios longos com os cães, saídas apenas para atividades essenciais… E assim eu sigo,  mais do que nunca, tentando viver um dia de cada vez. Respirando fundo, ora rindo dos memes, ora chorando de desespero porque ser humano é isso mesmo: ter um emaranhado de sentimentos no peito e de pensamentos na cabeça. 

E que coisa: esse ano tinha me comprometido a ser mais organizada e planejada com as minhas coisas, mas aí veio a vida pra mostrar que por mais que a gente se planeje e se organize, nem sempre dá pra seguir um roteiro. Isso me faz pensar que o que mais precisamos trabalhar em nós mesmas é a nossa capacidade de lidar com as adversidades e de nos adaptarmos às circunstâncias que se apresentarem pra gente. E quando falo em aceitar o que acontece e nos adaptar, não falo de passividade, mas de, a partir dessa aceitação, tentar encontrar alguma solução.

No momento o que nos cabe é tentar fazer o que dá. No último episódio do podcast conversei com minha amiga Yamê, que é psicóloga, sobre como manter a nossa saúde mental nesse momento. Vou deixar o link pra você ouvir e espero que possa te ajudar a lidar com a situação pela qual estamos passando.

Sigamos…

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s