Receitinha simples: quibe de abóbora

quibeveganodeabobora

Quando a gente fala sobre uma vida mais simples, precisamos pensar sobre como estender essa “descomplicação” pra todas as áreas das nossas vidas. Percebo que muitas pessoas não tem uma relação próxima com a comida por inúmeros aspectos: falta de tempo, de costume ou de conhecimento de como preparar receitas que sejam fáceis e práticas para o dia a dia. Foi pensando nisso que decidi trazer pra você algumas dicas e receitas que possam nos ajudar a estreitar a relação com nosso alimento.

Hoje trouxe uma receita super fácil: um quibe feito com abóbora cabotiá. Essa é minha abóbora preferida porque não solta muita água quanto as outras. Seu preço é acessível e ela rende bastante também. E além disso você pode aproveitá-la por inteiro: não é preciso retirar a casca, pois ela também contém nutrientes. Em relação às sementes, você pode lavá-las e tostá-las no forno ou na frigideira (nem precisa tirar aquela casquinha branca que fica por cima). Com uma unidade dela, por exemplo, você pode fazer receitas pra semana toda. Clique aqui pra ver outras formas de comê-la.

Vamos então ao que interessa? A receita!

Ingredientes:

  • ¼ de unidade de abóbora cabotiá média (lave bem a casca, pique e leve para cozinhar no vapor. Vamos aproveitar a casca também!)
  • 1 xícara de trigo para quibe hidratado em 1 xicara de água quente
  • 1 unidade pequena de cebola picada em cubos
  • 3 dentes de alho triturados
  • ½ xícara de folhas de hortelã picadas
  • 1 colher rasa de café de canela em pó
  • Sal à gosto

Preparo:

Cozinhe a abóbora no vapor. Se você não tem uma panela de vapor, assim como eu, pode usar um escorredor de macarrão que seja de alumínio, colocá-lo sobre uma panela com um pouco de água (a água não pode ter contato com o escorredor) e cobri-lo com uma tampa. Quando a abóbora estiver bem mole (quanto mais mole mais fácil, pois, caso você não tenha um processador de alimentos, precisará amassá-la com um garfo), desligue o fogo e deixe-a esfriar.

Amasse a abóbora ou processe-a no processador até que vire um purê. Em seguida misture-a com o trigo hidratado (escorra a água) e misture a cebola, o alho, a hortelã, o sal e a canela (a canela realça o sabor da abóbora).

Asse em forno médio por cerca de 20 minutos ou até perceber que a massa está sequinha.

Outras sugestões para a base do quibe: lentilha cozida, grão de bico cozido, berinjela.

Se fizer depois me conta o que achou! 😉

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