Semana passada iniciei um curso sobre liderança. No primeiro dia de aula, o professor propôs como “dever de casa” um exercício para que pudéssemos fazer uma avaliação da nossa vida. Nos últimos tempos, mais do que nunca, compreendi que para liderar (projetos, pessoas, a si mesmo), é essencial que nos conheçamos de maneira mais profunda. Dessa maneira seremos capazes de reconhecer nossos pontos fortes e fracos para nos aprimorar, e também conseguiremos inspirar as pessoas a fazerem o mesmo.
As duas reflexões que ele nos propôs, foram:
1- Busque um momento de introspecção e procure voltar à sua infância (nove ou dez anos, mais ou menos. Lembre-se do que você gostava de fazer naquela época. Usando sua imaginação, ponha-se a conversar com esse (a) jovenzinho (a) e pergunte a ele (a): você, olhando pra mim, está feliz com o que se tornou?
2- Posteriormente responda: Quem é você? Não se trata do que você faz, e sim, daquilo que você traz em si a vida toda. Se necessário, reconcilie-se consigo mesmo, procure a harmonia e retome seus ideais transformando-os em projetos. Dê sentido à sua vida!
Achei um exercício bacana e simples e pra quem já está nessa caminhada de se conhecer melhor pode ser bastante útil para nos ajudar a nos conectar com as coisas que gostávamos de fazer, com sonhos antigos e projetos que acabamos deixando de lado ao longo da nossa caminhada. É interessante fazer um balanço e avaliar o que deu certo, o que não deu, o que mudou e o que continua conosco nesses anos todos. Espero que essa atividade simples possa te auxiliar de alguma maneira no processo de se conhecer melhor.