Um exercício para se conhecer melhor!

blog post

Semana passada iniciei um curso sobre liderança. No primeiro dia de aula, o professor propôs como “dever de casa” um exercício para que pudéssemos fazer uma avaliação da nossa vida. Nos últimos tempos, mais do que nunca, compreendi que para liderar (projetos, pessoas, a si mesmo), é essencial que nos conheçamos de maneira mais profunda. Dessa maneira seremos capazes de reconhecer nossos pontos fortes e fracos para nos aprimorar, e também conseguiremos inspirar as pessoas a fazer o mesmo.

As duas reflexões que ele nos estimulou a fazer, foram:

1- Busque um momento de introspecção e procure voltar à sua infância (nove ou dez anos, mais ou menos. Lembre-se do que você gostava de fazer naquela época. Usando sua imaginação, ponha-se a conversar com esse (a) jovenzinho (a) e pergunte a ele (a): você, olhando pra mim, está feliz com o que se tornou?

2- Posteriormente responda: Quem é você? Não se trata do que você faz, e sim, daquilo que você traz em si a vida toda. Se necessário, reconcilie-se consigo mesmo, procure a harmonia e retome seus ideais transformando-os em projetos. Dê sentido à sua vida!

Gostei bastante do que ele propôs e pra quem já está nessa caminhada de se conhecer melhor é um exercício que pode ajudar bastante a nos conectar com as coisas que gostávamos de fazer, com sonhos antigos e projetos que acabamos deixando de lado ao longo da nossa caminhada. É interessante fazer um balanço e avaliar o que deu certo, o que não deu, o que mudou e o que continua conosco nesses anos todos.

Espero que essa atividade simples possa te auxiliar de alguma maneira no processo de se conhecer melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s