Detox Digital

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Ano passado fiz uma experiência transformadora: passar um final de semana longe do telefone. Parece algo simples, mas quem trabalha na internet (que é meu caso) sabe o quanto somos dependentes desse aparelhinho. Amo poder usar as redes sociais para promover valores e causas que acredito, pra dividir minhas experiências, conhecer pessoas… Mas ao mesmo tempo vejo como as redes sociais podem ser nocivas se nos deixarmos levar por elas sem uma análise criteriosa.

Ganhei um livro de uma amiga que me trouxe informações muito importantes a respeito do uso do aparelho celular e seus aplicativos. Dentre inúmeras questões abordadas, o livro fala sobre como alguns estudos estão mostrando que a maneira como nos relacionamos com nossos smartphones estão mudando completamente nossa forma de estimular o pensamento crítico. Além disso, o modo como as informações nos são apresentadas na internet tem ameaçado nossa memória e capacidade de concentração, além de levar muitas pessoas a desenvolveram sinais de problemas psiquiátricos como TOC e TDAH.

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Esse é o livro!

Estamos viciados em nossos aparelhos celulares. É só parar para (auto)observar:

  • Quantas vezes você pega seu telefone pra dar uma olhadinha durante o dia?
  • Quantas vezes você pegou o telefone pra ver a hora, viu as últimas atualizações das redes sociais (e nisso lá se vai mais tempo) e quando se deu conta esqueceu de olhar as horas?
  • Quantas vezes durante em uma conversa você automaticamente pega o telefone pra ver alguma coisa?
  • Quantas vezes saiu de casa sem telefone e voltou correndo pra pegar?
  • Quantas vezes, ao invés de aproveitar um determinado momento, se preocupou em registra-lo?

Todos esses questionamentos acima faço constantemente a mim mesma. Reconheço que sou bastante viciada e que passo mais tempo do que eu gostaria conectada à internet. Mas acredito que o fato de ter consciência disso já é o primeiro passo para uma mudança de hábito.

Agora, voltando à experiência do “detox digital” (essa expressão eu conheci através da Contente), nas duas vezes que fiz, a sensação foi incrível. Iniciei na sexta-feira à noite e fui até segunda de manhã. A ideia era não usar a internet (nem do computador) e deixar o telefone apenas para recebimento de SMS e ligações. Algumas pessoas inclusive preferem desligar o telefone durante esses período. Percebi que:

  • tive tempo de sobra pra fazer as coisas;
  • consegui ler mais;
  • estava plenamente presente nos encontros e na execução das atividades as quais me propus;
  • a ansiedade e o medo de perder algo importante aos poucos deram espaço a uma sensação de tranquilidade;
  • consegui relaxar;
  • não me preocupei em tirar fotos de nada;
  • apreciei coisas que são importantes pra mim;
  • não perdi nada de importante

Reconheço, é claro, que a internet e as redes sociais são ferramentas incríveis se usadas com discernimento, pois os aplicativos, sites e tudo o que envolve esse meio são criados para fazer com que passemos o máximo de tempo possível conectados a eles. Cabe a nós, então, encontrar um ponto de equilíbrio onde consigamos estar na internet para compartilhar o que desejamos sem sacrificar a nossa paz e nossa saúde mental.

Você já fez uma experiência do tipo? Se sim, compartilhe como foi!

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