Comprei um leitor digital

49730832_677964869284732_8605012353865482240_n
Esse foi o primeiro livro que li

Mês passado me rendi ao leitor digital depois de muito tempo pensando se comprava ou não. Tenho muita dificuldade em ler no computador/celular porque o acesso à internet acaba sendo uma distração e embora tenha uma pilha grande de livros físicos na espera de leitura, também tenho bastante material de estudo de assuntos pelos quais me interesso que estão disponíveis na versão digital. Então, depois de muito tempo pensando nos prós e contras, decidi adquirir um Kindle, o leitor digital da Amazon.

Como escolhi? Pelo preço. rs. Entre o modelo comum e o PaperWhite, a diferença de valores era de quase o dobro. Como a diferença entre eles era a questão da luz embutida, não achei algo tão relevante para a minha necessidade e optei pelo modelo sem luz. Perguntei no instagram sobre o que as pessoas achavam a respeito dos leitores, se usavam, quais as vantagens que viam nele e a maioria me disse que um dos pontos mais positivos é que passaram a ler mais depois de adquirir o aparelho.

Vou listar então alguns pontos positivos e negativos pra quem está na dúvida sobre investir ou não em um leitor digital.

Positivos:

  • Tem bastante autonomia de bateria;
  • É pequeno e poder ser carregado sem dificuldades além de ocupar pouco espaço na bolsa/mochila;
  • Da pra encontrar vários e-books online gratuitamente disponíveis tanto no .mobi (arquivo próprio para o kindle) quanto em pdf);
  • Lê arquivos em pdf e word
  • Tem dicionário embutido onde basta clicar numa palavra para encontrar sua definição;
  • Da pra destacar trechos do livro e fazer anotações da leitura;
  • É possível importar as anotações feitas;
  • A tela não tem brilho e não força a vista nem torna a leitura cansativa;
  • A Amazon tem o serviço de assinatura unlimited onde você pode, por um preço mensal, ter acesso a uma imensa quantidade de livros por um determinado prazo de tempo, como uma espécie de biblioteca

Negativos:

  • Os livros estarem disponíveis apenas em preto e branco (embora isso não seja um ponto determinante, ver a capa e a folha amarelada seria interessante);
  • Só vir com cabo USB, sem o conector para tomada

Sei que muitas pessoas não abrem mão do livro físico por nada, mas no meu caso, depois de tanta resistência por puro preconceito, só tive uma consideração: não ter feito essa aquisição antes. Na verdade passei a ler muito mais, tanto livros digitais quanto livros físicos e ter o leitor digital não me fez abandonar o livro de papel, só passei a ter mais opções pra ler, inclusive livros que as vezes eu não encontrava na versão física.

Além do Kindle, que é o leitor da Amazon, tem também o Lev, da Saraiva e o Kobo, da Cultura. Você pode escolher o que melhor atende suas necessidades (recomendo sempre ver as avaliações sobre eles no youtube, que podem ajudar bastante na hora de escolher). Meu veredito é que foi um bom investimento e que independente de qual seja sua escolha, o importante é seguir lendo.

2 comentários sobre “Comprei um leitor digital

  1. Comprei o meu Paperwhite numa Black Friday, tem uns 3 anos e passei a ler muito mais nesmo. Está sempre na minha bolsa.
    Outro ponto positivo é que ninguém vê a capa do livro que você está lendo, logo, temos mais privacidade pra ler em público 😊

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s